É com imensa gratidão que escrevo este texto a agradecer a toda equipa do
Colégio De São Francisco Xavier por oito anos de dedicação, carinho e ensinamentos excecionais que o meu filho recebeu durante o seu percurso no colégio, desde os quase 3 anos até os 11 anos.
Ao longo desses anos, o colégio tornou-se mais do que apenas uma instituição de ensino; tornou-se um segundo lar para o Henrique onde ele se sentiu acolhido, respeitado e incentivado a desenvolver todo o seu potencial.
Agradeço imensamente a todos os professores, que com paixão pela educação e compromisso com a aprendizagem individualizada, guiaram o Henrique na sua jornada de descobertas e o inspiraram a procurar sempre o conhecimento e a dar o seu melhor. Cada um deles deixou uma marca importante na sua vida, transmitindo não apenas conhecimentos, mas também valores e princípios que certamente o acompanharão para toda a vida. Obrigada a todos, contudo não poderia deixar de referir o meu agradecimento especial à educadora Fátima Saraiva que foi a sua educadora, o seu pilar e a pessoa decisiva para que o Henrique fosse para o colégio, à professora Ana Margarida Fialho que o acompanhou durante 4 anos e teve sempre uma palavra de incentivo e carinho, e por fim, mas não menos importante à professora Elsa Gouveia e professora Andrea Teixeira, pelo trabalho extraordinário e paciência para com o nosso Henrique, nestes últimos 2 anos. Estarão todas para sempre em nossos corações.
Aos auxiliares, estendendo a minha gratidão pelo cuidado, carinho e atenção que dispensaram ao Henrique diariamente. A sua presença acolhedora e sorriso constante tornaram o ambiente escolar ainda mais positivo e propício para a aprendizagem e para o seu crescimento. Às cozinheiras do colégio, por todo o carinho e a lasanha que era a melhor do mundo.
Agradeço também à direção da escola, na pessoa da Irmã Domingas Lisboa , pela sua liderança inspiradora e por criar um ambiente educacional de excelência, pautado pelo respeito à diversidade, à inclusão e à formação integral dos alunos.
Aos elementos da secretaria, o meu bem-haja, estavam sempre prontos para nos receber com um sorriso. Se todos soubessem a diferença que pode fazer um sorriso no dia de alguém, o mundo seria certamente muito melhor.
Agradeço ainda todo o apoio dado pela psicóloga Raquel Soares e Carolina Mateus, que foram fundamentais para um crescimento equilibrado do Henrique. Ser “diferente” (no caso do Henrique com dislexia e PHDA) não é fácil para os miúdos, nem para os pais, e desta forma foram extremamente produtivas as suas “dicas” e os seus “jogos”.
Hoje, o Henrique despede-se do colégio com um coração cheio de boas lembranças e com a bagagem repleta de conhecimentos e valores que o auxiliarão a trilhar um futuro promissor. Assim espero!
Sou eternamente grata por tudo o que o colégio representou em nossas vidas enquanto pais e em especial, na vida do Henrique. Levaremos sempre em nossos corações a lembrança de uma escola excecional que contribuiu significativamente para a formação do nosso filho.
Despeço-me com estima e gratidão