Ideário

“Tenhamos somente em vista a glória de Deus e a salvação do mundo. Que todas as nossas ações tendam para este nobre fim.”

(Carta 577) AMJ

O Colégio de São Francisco Xavier é uma escola católica que se identifica com os princípios educativos de dignidade da pessoa humana, em todas as suas dimensões. Deste modo, o Colégio assenta os seus fundamentos na Bíblia, no carisma de Ana Maria Javouhey, na documentação da Congregação de São José de Cluny e da Igreja Católica e na Declaração Universal dos Direitos do Homem.

No seguimento do testemunho de Ana Maria Javouhey, as Irmãs de S. José de Cluny, alicerçam a sua ação educativa em diferentes vertentes, as quais visam o desenvolvimento integral do aluno em todas as suas dimensões, que contemplam o saber ser, o saber fazer e o saber estar.

Acrescida à componente educativa, o Colégio tem como principal fundamento a vivência de valores morais que respeitem a dignidade e a liberdade humana, a par do enriquecimento espiritual.

Ontológica
Relativamente a esta dimensão, que define a natureza da realidade e da existência, os educadores envolvem-se numa estreita colaboração com os educandos, na procura de um pleno desenvolvimento de todas as suas potencialidades. Assim sendo, este envolvimento assenta num carácter transcendente e humano que remete para os três grandes pilares da educação:

Axiológica
No que respeita à dimensão axiológica, os educadores orientam e pautam a sua atuação, tendo como base a vivência dos valores de humanidade e transcendência, que dignificam a pessoa e lhe conferem autoridade moral:

Noológica
No que concerne à dimensão noológica, é intenção dos educadores uma educação para a excelência do saber. Importa referir que, através de uma investigação de qualidade e de uma plena apropriação de um conhecimento integrado, será possível uma maior envolvência entre a aquisição de competências que tornem o educando flexível e atuante, e o conhecimento espiritual, capazes de responder aos desafios da modernidade. Para que esta relação se efetive, será necessário equacionar os binómios:

Atendendo a todas estas dimensões, que caracterizam as escolas alicerçadas na pedagogia de Cluny, aposta-se no autodomínio e na autodeterminação do aluno. Desta forma, educa-se para que o aluno se aproprie do conhecimento de si, de forma a conter as suas atitudes, moderar a sua linguagem e selecionar os temas das suas conversas. Nesta perspetiva, considera-se que só uma pessoa bem formada e construtiva poderá desenvolver condições para a criação de um ambiente de qualidade, em que todos se sintam bem, para a formação de cidadãos responsáveis na sociedade do amanhã.