“Entreguemos tudo nas mãos de Deus que saberá sustentar a Sua Obra.”

(Carta 775) AMJ

trans

Inspirada no legado de Ana Maria Javouhey e nos ensinamentos do Papa Francisco, a Pastoral do Colégio de São Francisco Xavier planifica e orienta várias atividades ao longo do ano letivo.

A Pastoral corrobora a ideia do Papa Francisco ao acreditar que “[é] possível construir uma nova civilização centrada no amor e na vida”. Desta forma, pretende despertar e sensibilizar as crianças para a dimensão religiosa, nos diferentes níveis de ensino.

No que concerne às atividades realizadas pela Pastoral do Colégio ao longo do ano letivo, poderemos destacar:

Oração da Manhã
Como Escola Católica, todas as turmas do CSFX iniciam o seu dia com a bênção e o encontro com Jesus, fazendo uma oração em comum, pensada e adaptada para cada tempo litúrgico e para cada faixa etária.

Adoração a Jesus
É um momento de oração, que pretende desenvolver a interioridade, aprofundando, estreitando e valorizando a relação pessoal e comunitária com Jesus.

Sacramento da Reconciliação
Nos momentos litúrgicos mais fortes, o Colégio faculta aos alunos, que assim o desejam, a participar no Sacramento da Reconciliação.

Semana de Ana Maria Javouhey
A Semana de Ana Maria Javouhey acontece por volta do dia 11 de novembro, dia do Batismo de Ana Maria. Por esse motivo, é uma das grandes festas da Congregação e da nossa Comunidade Educativa. Durante esta semana, várias atividades são organizadas, dando especial atenção à Celebração da Palavra e à Vigília de Oração para a Comunidade Educativa.

Romaria
Durante o tempo litúrgico (Quaresma), os Romeiros percorrem, a pé, a ilha de São Miguel, em clima de penitência e oração. Atendendo a esta realidade, o Colégio pretende perpetuar esta tradição e vivência religiosa, realizando uma romaria adaptada à faixa etária das nossas crianças. Aberto este cenário, pretende-se sensibilizar as crianças para estes momentos de oração, em que as mesmas passam pelas Capelas e Ermidas, sob a evocação da Nossa Senhora, culminando com uma Celebração da Palavra na Igreja do Senhor Santo Cristo dos Milagres, e um posterior Encontro com as Famílias.

Ações de Voluntário
Em comunhão com o compromisso social da Igreja e em espírito de missão, o Colégio promove e participa em campanhas com diferentes Instituições de Solidariedade, entre as quais visitas a lares da terceira idade, Banco Alimentar, entre outras.