“Instruí bem os educadores, pensem que a menor negligência da nossa parte se torna culpada, pois a nossa missão é por assim dizer divina.”
(Carta 108) AMJ
A pedagogia Cluny pretende preparar a pessoa humana para a vida, fruto da reflexão, das decisões responsáveis e do discernimento. Desta forma, é uma pedagogia que procura formar, na plenitude, com vista a criar agentes de transformação da sociedade. Nesta sequência, criam-se as condições para que o mundo humano seja mais divino, através de formas expressas de gratuitidade.
Importa referir que a pedagogia Cluny é humanista cristã, tendo como ideal a conformidade do Homem com Jesus Cristo. Nesta sequência, os educadores têm uma missão exemplar, pelo que deles se espera coerência nos comportamentos em relação à função que ocupam. Aberto este cenário, considera-se que o êxito da educação tem uma relação direta com a qualidade humana, cientifica, moral e cristã do educador.
Para além da vertente educativa, a Congregação das Irmãs de São José de Cluny trabalha em várias vertentes na sociedade.
Nos Açores, a Comunidade Cluny, aproveitando o antigo dormitório das suas antigas alunas, apostou na criação de uma residência para receber pessoas que visitem a ilha de São Miguel e que precisam de um espaço hospitaleiro para ficar.
Deste modo, nasceu a Residência São Francisco Xavier que existe para acomodar estudantes que venham para a Ilha e ou pessoas que se tenham de deslocar por questões de saúde, trabalho, solidariedade e encontros de carater espiritual.
Está localizado próximo do Hospital de Ponta Delgada, centro comercial e outros serviços.
Possui diversos quartos individuais uma área comum de lazer com uma pequena cozinha equipada e zona de balneários. Toda a área possui rede Wi-Fi gratuita.
A residência fica Localizada no 2.º andar do mesmo edifício onde funciona o Colégio de São Francisco Xavier e residem as Irmãs de São José de Cluny, a zona dos quartos e área de lazer tem vista sobre a cidade de Ponta Delgada e proporciona uma estadia tranquila, longe da agitação do centro da cidade, contudo, próxima de serviços podendo as deslocações serem feitas sem recurso a meios de transporte.
Tal como outras valências da congregação, a Residência funciona sem qualquer fim lucrativo, sendo que as receitas dela provenientes destinam-se apenas a compensar os gastos e desgastes inerentes ao seu funcionamento.