Gabinete de Psicologia
Dr.ª Raquel Oliveira
No seio de uma comunidade educativa como a que compõe o Colégio São Francisco Xavier, na qual um dos principais objetivos assenta no bem estar dos seus alunos, tanto a nível académico, como a nível social e emocional, a presença de um Gabinete de Psicologia é uma mais valia para a ação desta comunidade no desenvolvimento integral de cada criança que acolhe.
População
A população de trabalho do Gabinete de Psicologia abrange todos os alunos matriculados no Colégio São Francisco Xavier no ano letivo presente.
Encaminhamento
O encaminhamento é feito através dos pais/encarregados de educação ou dos docentes da criança a acompanhar.
Atividades desenvolvidas
As atividades desenvolvidas pelo Gabinete de Psicologia abragem, entre outras:
- Avaliação psicológica, psicopedagógica e de desenvolvimento;
- Elaboração de relatórios, com base na observação e avaliação da criança;
- Elaboração e implementação de estratégias e programas de intervenção, tendo em conta a observação e avaliação da criança, assim como os objetivos que se pretende atingir;
- Realização de triagem de casos que necessitem encaminhamento para outros serviços;
- Trabalho conjunto e de partilha de informação e experiências com o corpo docente;
- Realização de reuniões com os pais e os docentes dos alunos acompanhados, sempre que a especificidade do caso assim o determine.
- Implementação de projectos junto dos alunos, referentes a temas variados e relevantes para a população-alvo.
- Realização de sessões de esclarecimento junto dos docentes e dos pais/encarregados de educação acerca de temas relevantes.
Horário
Os docentes, pais e encarregados de educação podem solicitar uma reunião com a psicóloga a qualquer altura, desde que previamente marcada de acordo com a disponibilidade dos intervenientes.
O horário de atendimento às crianças encaminhadas para o Gabinete é estipulado de acordo com o que é mais conveniente para todas as partes (aluno, psicóloga, pais/encarregados de educação e docente).
As sessões têm geralmente a duração de 45 a 60 minutos (conforme a idade da criança) e, salvo algumas exceções (de acordo com o tipo de trabalho efetuado e tendo em vista os objetivos pretendidos), funcionam semanalmente.
A duração do acompanhamento é muito variável, uma vez que se procura não só proceder à avaliação do caso, mas igualmente à intervenção junto da criança, da família e da comunidade educativa, sempre que necessário.